Óleos Vegetais: A TRISTE VERDADE

Óleos Vegetais: A TRISTE VERDADE
maxresdefault
Muitas pessoas acham que óleos vegetais são saudável.
Talvez porque contem a palavra “vegetal” neles.

Óleo de Soja, Canola e Girassol são os principais exemplos.

Mesmo as organizações de nutrição convencionais recomendam que devemos ingeri-los, porque, segundo elas, gorduras insaturadas são muito mais saudáveis do que as gorduras saturadas.

Recebo muitas perguntas sobre que óleos eu uso para cozinhar, e isso faz sentido depois de tanta confusão sobre o tema na mídia.
Óleos vegetais foram “inventados” há cerca de 100 anos, e seu uso aumentou graças a brutal campanha da indústria alimentícia contra a gordura saturada e o colesterol.

Seu consumo está levando a mudanças fisiológicas e contribuindo para várias doenças, entre elas, doenças cardiovasculares, artrite, depressão e até mesmo câncer.

Aqui estão 3 razões pelas quais você deve evitar os óleos vegetais:
1. óleos vegetais são integralmente artificiais
contém altos níveis de omega 6 oxidado, o que é danoso ao nosso sistema cardiovascular, podendo levar ao infarto e AVC.
2. mudam a proporção de gordura em nossas células
deveríamos ter uma proporção entre omega 3 e omega 6 por volta de 1:1, mas atualmente a maioria das pessoas se encontram numa proporção entre 1:25 ou mais. Esse desequilíbrio gera alta capacidade inflamatória. As principais doenças relacionadas  a alta atividade inflamatória são:
  • infarto
  • AVC
  • artrite
  • depressão
  • câncer
3. óleos vegetais estão cheios de gorduras trans
gordura trans está associada a diabetes, obesidade e doença cardíaca.
Nos EUA o governo determinou que em 2 anos, nenhum produto poderá conter gordura trans em 2 anos, tamanho é o estrago que ela vem fazendo na saúde deste país.
 
Dr Vitor, o que devo comer então:
  • óleo de côco
  • manteiga ghee
  • óleo de palma
  • óleo de abacate
  • banha de porco
  • azeite de oliva extra virgem

healthy fats

Simplesmente ignorar os óleos vegetais no mercado não é difícil, mas tenha em mente que a maioria dos alimentos processados contém estes óleos também. Biscoitos, molhos de saladas e batata frita…
É difícil evitar estes óleos se você está comendo fora de casa. Eu procuro não me estressar quando estou comendo em um restaurante com a família ou amigos, pois já me sinto bem ao mantê-los longe da minha dispensa.

Sobre o autor | Website

Sou médico, empresário e apaixonado por saúde. Nasci em uma família de médicos e aprendi desde cedo a questionar o status quo. Me formei em 2011 pela Faculdade de Medicina da UERJ, tirei dois títulos em duas especialidades médicas diferentes em menos de 5 anos de formado e criei junto com meu irmão, Dr. Gabriel Azzini, o programa Homem Super Saudável. Hoje tenho um dos principais podcasts do Brasil, mais de 2.000 mil alunos e centenas de milhares de seguidores no Youtube, Instagram e Podcast. Minhas obsessões incluem células tronco, terapias de crescimento capilares, modulação hormonal, jejum intermitente e suplementação regenerativa.